Notícias

O que é BPO fiscal e por que é uma tendência?

O que é BPO fiscal e por que é uma tendência?

18/07/23

BPO fiscal é a terceirização da gestão fiscal e tributária de uma empresa. A sigla significa Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio, e se refere a um serviço que terceiriza o cumprimento de obrigações principais e acessórias. 

A solução para otimizar a gestão tributária na sua empresa e direcionar o foco para o core business pode estar no BPO fiscal. 

Esse serviço de terceirização transfere a responsabilidade pelo cumprimento de obrigações principais e acessórias, planejamento tributário, recuperação tributária e outras atividades essenciais para um prestador de serviços qualificado. 

Dessa maneira, você garante o compliance fiscal da sua empresa, reduz custos e ainda pode gerar caixa com oportunidades tributárias identificadas por parceiros. 

Entenda, neste artigo, como funciona o BPO fiscal e por que essa solução é uma tendência no mercado pós-pandemia. 

O que é BPO fiscal ou terceirização fiscal? 

BPO fiscal é a terceirização da gestão fiscal e tributária de uma empresa. A sigla significa Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio em português, e se refere aos diversos processos e áreas da organização que podem ser transferidos para empresas terceiras em uma relação vantajosa. 

No caso do BPO fiscal, um prestador de serviços especializado na área tributária assume a gestão da área fiscal da empresa. Dessa forma, a organização consegue terceirizar o cumprimento de obrigações principais e acessórias nas esferas federal, estadual e municipal. 

Hoje, os prestadores de serviços de gestão fiscal utilizam soluções tecnológicas e recursos de inteligência artificial para atender às demandas das empresas e agilizar processos. Dessa forma, é possível ganhar tempo, reduzir custos e focar esforços no que realmente interessa: o core business do negócio. 

Quais são os serviços prestados no BPO fiscal? 

Entre os serviços prestados pelo BPO Fiscal, temos: 

  • Apuração de tributos diretos e indiretos; 
  • Automação do cálculo de impostos, taxas e contribuições; 
  • Rotinas como escrituração fiscal e controle de notas fiscais; 
  • Gerenciamento de documentos fiscais; 
  • Planejamento tributário; 
  • Atualização contínua da gestão para garantir a conformidade com novas resoluções, leis, decretos, portarias, etc. 
  • Revisão de declarações;
  • Recuperação de créditos tributários. 

De modo geral, as empresas que atuam com BPO fiscal oferecem soluções personalizadas e pacotes de serviços adaptados às necessidades de seus clientes. 

Quais são as vantagens de contratar o BPO fiscal? 

Com um BPO fiscal de qualidade, seu negócio pode usufruir das seguintes vantagens: 

Foco no core business 

Com um sistema tributário complexo como o do Brasil, as empresas perdem muito tempo com a gestão fiscal. De acordo com a pesquisa Tax do Amanhã 2023 da Deloitte, são gastas cerca de 43.994 horas por ano o gerenciamento de tributos. 

Dessa forma, o BPO fiscal se torna uma solução para terceirizar as atividades burocráticas da área tributária, de modo que a empresa possa focar no core business e direcionar seus colaboradores para funções mais estratégicas. 

Redução de custos 

A contratação de um BPO fiscal também reduz custos para empresas. É possível economizar na contratação de profissionais especializados, aquisição de softwares e infraestrutura em geral para a área fiscal.  

Alto valor agregado 

Muito além de solucionar as rotinas fiscais, o BPO fiscal é um serviço de alto valor agregado que permite o acesso a profissionais altamente qualificados do mercado tributário, tecnologias proprietárias e um fluxo de controle muito mais eficiente. 

Geração de caixa 

Com os serviços de regularização de divergências em declarações e recuperação de créditos tributários, as empresas também conseguem gerar caixa a partir do BPO fiscal. Isso é possível por meio da recuperação de valores pagos a maior ou indevidamente ao Fisco. 

Automação de tarefas 

Hoje, já existem tecnologias capazes de automatizar a revisão de declarações, cruzar grandes volumes de dados e corrigir inconsistências em segundos. Com o BPO fiscal, você tem acesso a tecnologias de ponta e algoritmos que agilizam a gestão fiscal, mitigando diversos riscos da área tributária e eliminando erros humanos que levam a prejuízos. 

Por que o BPO fiscal é uma tendência pós-pandemia? 

O pós-pandemia trouxe novos desafios e um mercado ainda mais competitivo, além de uma aceleração digital sem precedentes. Para se adaptar ao novo cenário, as empresas têm aderido à terceirização para tornar sua gestão mais eficiente, reduzir custos e ter maior flexibilidade em um contexto de mudanças rápidas. 

De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e publicado no G1, 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização em algum setor ou atividade, destinando a esse fim, em média, 18,6% de seus orçamentos. 

Além disso, a escassez de talentos e dificuldade em acessar as tecnologias fiscais mais recentes aumentam a adesão ao BPO fiscal. De acordo com a pesquisa da Deloitte mencionada anteriormente, 72% das empresas apontaram que encontrar profissionais capacitados na área tributária foi o maior desafio de 2022. 

O mesmo estudo mostra que 7 em cada 10 empresas brasileiras pretendem adotar ferramentas tecnológicas para aumentar a eficiência de sua gestão tributária. Além disso, metade delas têm planos de investir em inteligência artificial (IA) e ferramentas cognitivas para agilizar a área fiscal do negócio. 

Logo, a tendência é buscar empresas parceiras capazes de oferecer o aparato tecnológico e humano necessário para otimizar a gestão fiscal e garantir o compliance tributário. 

Conte com o BPO fiscal do Grupo AG Capital 

O Grupo AG Capital tem as soluções de BPO fiscal, automação de processos tributários e recuperação de créditos tributários que você procura. Temos três empresas para atender às suas necessidades: 

  • AG: primeira TaxTech do Brasil, especializada em recuperação de créditos tributários previdenciários por meio do Método De Ponto a Ponto; 
  • Agtax: empresa que atua na identificação de oportunidades tributárias em impostos diretos e indiretos; 
  • Agnes: empresa especializada em análise de folha de pagamento e SST para garantir o compliance fiscal. 

Em nossa sólida trajetória, já auxiliamos mais de 6.500 empresas e recuperamos mais de R$ 5 bilhões que foram parar indevidamente nos cofres públicos. Dessa forma, nos tornamos referência no mercado tributário. 

Ficou claro o que é BPO fiscal e por que essa solução é vantajosa? 

Conheça agora nossas empresas e escolha a que oferece os melhores serviços para as suas demandas fiscais. 

Inscreva-se em nossa newsletter:

Leia também

Topo

Fazem parte do Grupo AG Capital:

  •  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Florianópolis, SC - Matriz

  • Av. Trompowsky, 354
    9º andar 
    Centro Executivo Ferreira Lima

  • Centro - CEP: 88015-300

  • +55 48 3028-1897

São Paulo, SP

  • Rua Luigi Galvani, 146
    Ed. Brasif
    3° Andar

  • Cidade Monções - CEP: 04575-020

  • +55 11 3164-3570

Rio de Janeiro, RJ

  • R. Visconde de Pirajá, 430
    Ed. Monte Scopus
    Grupo 901, 902 e 903

  • Ipanema - CEP: 22410-002

  • +55 21 3819-4294

Brasília, DF

  • SHIS QI 9
    Conjunto 6, Casa 13

  • Brasília - CEP: 70297-400

  • +55 61 3020-0999

2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade