BPO fiscal é a terceirização da gestão fiscal e tributária de uma empresa. A sigla significa Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio, e se refere a um serviço que terceiriza o cumprimento de obrigações principais e acessórias.
A solução para otimizar a gestão tributária na sua empresa e direcionar o foco para o core business pode estar no BPO fiscal.
Esse serviço de terceirização transfere a responsabilidade pelo cumprimento de obrigações principais e acessórias, planejamento tributário, recuperação tributária e outras atividades essenciais para um prestador de serviços qualificado.
Dessa maneira, você garante o compliance fiscal da sua empresa, reduz custos e ainda pode gerar caixa com oportunidades tributárias identificadas por parceiros.
Entenda, neste artigo, como funciona o BPO fiscal e por que essa solução é uma tendência no mercado pós-pandemia.
BPO fiscal é a terceirização da gestão fiscal e tributária de uma empresa. A sigla significa Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio em português, e se refere aos diversos processos e áreas da organização que podem ser transferidos para empresas terceiras em uma relação vantajosa.
No caso do BPO fiscal, um prestador de serviços especializado na área tributária assume a gestão da área fiscal da empresa. Dessa forma, a organização consegue terceirizar o cumprimento de obrigações principais e acessórias nas esferas federal, estadual e municipal.
Hoje, os prestadores de serviços de gestão fiscal utilizam soluções tecnológicas e recursos de inteligência artificial para atender às demandas das empresas e agilizar processos. Dessa forma, é possível ganhar tempo, reduzir custos e focar esforços no que realmente interessa: o core business do negócio.
Entre os serviços prestados pelo BPO Fiscal, temos:
De modo geral, as empresas que atuam com BPO fiscal oferecem soluções personalizadas e pacotes de serviços adaptados às necessidades de seus clientes.
Com um BPO fiscal de qualidade, seu negócio pode usufruir das seguintes vantagens:
Foco no core business
Com um sistema tributário complexo como o do Brasil, as empresas perdem muito tempo com a gestão fiscal. De acordo com a pesquisa Tax do Amanhã 2023 da Deloitte, são gastas cerca de 43.994 horas por ano o gerenciamento de tributos.
Dessa forma, o BPO fiscal se torna uma solução para terceirizar as atividades burocráticas da área tributária, de modo que a empresa possa focar no core business e direcionar seus colaboradores para funções mais estratégicas.
Redução de custos
A contratação de um BPO fiscal também reduz custos para empresas. É possível economizar na contratação de profissionais especializados, aquisição de softwares e infraestrutura em geral para a área fiscal.
Alto valor agregado
Muito além de solucionar as rotinas fiscais, o BPO fiscal é um serviço de alto valor agregado que permite o acesso a profissionais altamente qualificados do mercado tributário, tecnologias proprietárias e um fluxo de controle muito mais eficiente.
Geração de caixa
Com os serviços de regularização de divergências em declarações e recuperação de créditos tributários, as empresas também conseguem gerar caixa a partir do BPO fiscal. Isso é possível por meio da recuperação de valores pagos a maior ou indevidamente ao Fisco.
Automação de tarefas
Hoje, já existem tecnologias capazes de automatizar a revisão de declarações, cruzar grandes volumes de dados e corrigir inconsistências em segundos. Com o BPO fiscal, você tem acesso a tecnologias de ponta e algoritmos que agilizam a gestão fiscal, mitigando diversos riscos da área tributária e eliminando erros humanos que levam a prejuízos.
O pós-pandemia trouxe novos desafios e um mercado ainda mais competitivo, além de uma aceleração digital sem precedentes. Para se adaptar ao novo cenário, as empresas têm aderido à terceirização para tornar sua gestão mais eficiente, reduzir custos e ter maior flexibilidade em um contexto de mudanças rápidas.
De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e publicado no G1, 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização em algum setor ou atividade, destinando a esse fim, em média, 18,6% de seus orçamentos.
Além disso, a escassez de talentos e dificuldade em acessar as tecnologias fiscais mais recentes aumentam a adesão ao BPO fiscal. De acordo com a pesquisa da Deloitte mencionada anteriormente, 72% das empresas apontaram que encontrar profissionais capacitados na área tributária foi o maior desafio de 2022.
O mesmo estudo mostra que 7 em cada 10 empresas brasileiras pretendem adotar ferramentas tecnológicas para aumentar a eficiência de sua gestão tributária. Além disso, metade delas têm planos de investir em inteligência artificial (IA) e ferramentas cognitivas para agilizar a área fiscal do negócio.
Logo, a tendência é buscar empresas parceiras capazes de oferecer o aparato tecnológico e humano necessário para otimizar a gestão fiscal e garantir o compliance tributário.
Conte com o BPO fiscal do Grupo AG Capital
O Grupo AG Capital tem as soluções de BPO fiscal, automação de processos tributários e recuperação de créditos tributários que você procura. Temos três empresas para atender às suas necessidades:
Em nossa sólida trajetória, já auxiliamos mais de 6.500 empresas e recuperamos mais de R$ 5 bilhões que foram parar indevidamente nos cofres públicos. Dessa forma, nos tornamos referência no mercado tributário.
Ficou claro o que é BPO fiscal e por que essa solução é vantajosa?
Conheça agora nossas empresas e escolha a que oferece os melhores serviços para as suas demandas fiscais.
Florianópolis, SC - Matriz
Av. Trompowsky, 354
7º e 9º andar
Centro Executivo Ferreira Lima
Centro - CEP: 88015-300
+55 48 3028-1897
São Paulo, SP
Rua Luigi Galvani, 146
Ed. Brasif
3° Andar
Cidade Monções - CEP: 04575-020
+55 11 3164-3570
Rio de Janeiro, RJ
R. Visconde de Pirajá, 430
Ed. Monte Scopus
Grupo 901, 902 e 903
Ipanema - CEP: 22410-002
+55 21 3819-4294
Brasília, DF
SHIS QI 9
Conjunto 6, Casa 13
Brasília - CEP: 70297-400
+55 61 3020-0999
Recife, PE
Av. República do Líbano, 256. Riomar Trade Center - Torre 5 - Sala 404/406
Pina - CEP: 51110-160
Salvador, BA
Av. Trancedo Neves, 2539. Edifício CEO, Sala 2709 e 2710 - Torre Nova Iorque
Caminho Das Árvores - CEP: 41820-021
Jundiaí, SP
Rua Rangel Pestana, 533. 7º andar, sala 7.
Centro - CEP: 13201-903
Manaus, AM
Av. Umberto Calderaro, 1169.
Centro Comercial Blanco Mall
Adrianópolis - CEP: 69057-021
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade